Do nascimento à adolescência, a inteligência da criança evolui em quatro fases:
- Estádio sensório-motor (de 0 a 2 anos);
- O nível pré-operatório (dos 2 aos 7 anos);
- O período das operações concretas (dos 7 aos 11 anos);
- Estádio das operações formais (12 anos e mais).
Cada estádio é qualitativamente diferente dos outros e resulta da interacção dos factores ligados ao crescimento orgânico (maturação) e dos ligados ao meio ambiente (a família e a escola, por exemplo). Cada estádio exprime, com efeito, uma nova adaptação do indivíduo ao seu meio envolvente. Segundo Piaget, o comportamento inteligente reside na capacidade de se adaptar. Consequentemente, todo o comportamento pré-verbal é inteligente se manifestar uma adaptação da criança a uma nova situação.
Os trabalhos de Piaget são baseados em observações meticulosas e detalhadas dos seus próprios filhos. Os resultados por ele assim obtidos foram, na maior parte, confirmados por outras pesquisas versando sobre números mais significativos de crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário