terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Tudo isto porque ser autista é apenas mais uma forma de ser...

As crianças com autismo demonstram uma grande limitação ao nível da capacidade simbólica e da capacidade de abstracção. Sendo estas, pré-requisitos fundamentais para o uso e compreensão da linguagem, surgem, necessariamente grandes lacunas que se traduzem numa Comunicação bastante alterada. Por outro lado, a Comunicação surge da interacção entre a criança e o meio físico e social envolvente assim como da capacidade de imitação do outro e da compreensão de gestos, expressões corporais, expressões faciais, etc. existentes em todas as situações do nosso quotidiano.

Todas estas capacidades estão bastante alteradas nas crianças com Autismo. Desde muito cedo que se podem verificar alterações comportamentais desviantes do desenvolvimento normal nas crianças com Autismo. Choram pouco, não olham nos olhos, não sorriem, não antecipam movimentos e atitudes (por exemplo, o pegar ao colo), não brincam e quando o fazem é normalmente de forma estereotipada.

Estes comportamentos instintivos são considerados como a primeira etapa do relacionamento mãe/bebé e é através deste que apreendem o meio ambiente que os rodeia. Não os apresentando, desde essa idade, a criança com Autismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário